Categorias
Processos Seletivos

O que é lifelong learning e por que é importante para você que está procurando um novo emprego?

Mesmo depois da vida acadêmica, adquirir novos conhecimentos é um reflexo do dinamismo do mundo contemporâneo. Saiba o que é essa expressão e como ela pode ajudar na hora de conquistar uma nova oportunidade.

“Depois da escola/faculdade, você não vai precisar mais estudar!”

Isso já passou pela sua cabeça na época que você estudava?

Você já deve ter percebido que com a velocidade que as mudanças vêm ocorrendo atualmente, se você não continuar estudando e capacitando, você ficará para trás. Seja na disputa por uma vaga de emprego ou uma promoção dentro de uma empresa.

Manter-se atualizado e ter uma cultura de sempre estar aprendendo, fará com que você evolua tanto profissionalmente como pessoalmente. 

Essa educação contínua é o que chamamos de lifelong learning, ou traduzindo ao pé da letra, aprendizado para a vida toda.

Homem segurando uma minii lousa com os dizeres lifelong learning plan

O que é lifelong learning?

O termo lifelong learning é uma prática que defende a permanência do aprendizado ao longo de toda a vida, fora da vida acadêmica.

O intuito é continuar aprendendo em todos os momentos que a vida te proporcionar e com as pessoas que cruzarem o seu caminho.

Cada vez mais, as pessoas precisam estar dispostas a continuar adquirindo novos conhecimentos para acompanhar as transformações da sociedade e também do mercado de trabalho.

Quanto mais habilidades adquirirmos, maior será o nosso arsenal para solucionar até os problemas mais específicos dos negócios e melhor acompanhamos as transformações do mercado.

Isso será sempre bem visto pelas empresas contratantes, onde seus profissionais ajudarão no crescimento sustentável do negócio.

Segundo o Lifelong Learning Council Queensland (LLCQ), instituto australiano de maior autoridade no assunto, a educação continuada se apoia em 4 pilares:

  1. Aprender a conhecer: ter uma postura curiosa, questionadora e sentir prazer pela reflexão e pelo processo de adquirir conhecimento.
  2. Aprender a fazer: aliar a teoria à prática para ter um desenvolvimento mais concreto. No lifelong learning, também é importante criar o hábito de praticar as habilidades comportamentais, como a negociação.
  3. Aprender a conviver: reconhecer que todas as interações, positivas e negativas, são fontes de aprendizado. Isso inclui saber receber e internalizar feedbacks, lidar bem com conflitos e procurar aprender com todos do seu círculo social e profissional.
  4. Aprender a ser: é se colocar como responsável pelo próprio aprendizado, criar autonomia e auto motivação para persegui-lo todos os dias. Afinal, a vida não é um curso que nos entrega uma ementa pré-definida, concorda?

Com base nisso, há 4 características que um lifelong learner deve possuir. São elas:

  • Flexibilidade: acreditar que as nossas habilidades são imutáveis, ou “dons”, nos mantém na zona de conforto. O lifelong learner busca estar em uma zona de aprendizado e crescimento. E como está sempre em reinvenção, torna-se alguém mais flexível.
  • Peito Aberto: é natural que a gente procure se relacionar com pessoas com opiniões e backgrounds parecidos com o nosso. Mas isso cria bolhas que diminuem as oportunidades de aprendizado. Quem pratica o lifelong learning se abre para as diferenças, porque vê na diversidade de pensamento chances de enriquecer seu conhecimento.
  • Pés no Chão: ao mesmo tempo que reconhece seus avanços, também entende que nunca saberá tudo. O lifelong learner compreende suas lacunas para construir uma visão apurada de si e direcionar a aprendizagem.
  • Protagonismo: quem adota o aprendizado contínuo é autodidata e também tem capacidade de autoavaliação. É uma pessoa curiosa, dedicada e disciplinada, que conclui suas iniciativas de aprendizagem. O lifelong learner dificilmente compra um curso para depois abandoná-lo.

A importância do lifelong learning pra você que está procurando emprego

Se você se encontra no cenário hoje, à procura de uma nova oportunidade, ser um lifelong learner pode ajudar muito nesse momento. E eu vou te explicar o por quê.

Essa sua curiosidade do aprendizado contínuo, te ajudará a se capacitar, cada vez mais,  para a posição que você tanto deseja.

É buscar uma maior qualificação para o cargo que você tanto quer!

Todas as vagas possuem pré-requisitos comportamentais como técnicos. 

Por exemplo, você quer se candidatar em uma vaga de marketing digital mas não tem conhecimento técnico em ferramentas de email marketing. Como você pode desenvolver isso?

Pesquise cursos online que podem te ajudar com essas ferramentas e certifique-se de colocar isso na prática.

Existem ferramentas específicas de email marketing que são gratuitas, como o MailChimp, e você poderá aplicar o que aprendeu na prática.

Além do crescimento profissional, o aprendizado será importante para sua empregabilidade no futuro! 

Minha recomendação é sempre ficar atento aos pré requisitos que sempre aparecem nas vagas que você quer se candidatar. Veja quais aparecem mais e vá em busca de aprendê-los.

Isso aumentará suas chances do recrutador gostar do seu perfil e chamá-lo para uma conversa.

Para pré requisitos comportamentais, busque sempre identificar melhorias em si mesmo.

Se você tem o desejo de um cargo de liderança, por exemplo, busque focar no desenvolvimento de skills que possam te ajudar a conquistar essa posição.

Por que as empresas devem ter a cultura de lifelong learning?

Quando chegou o advento do digital, muitas empresas tiveram que se adaptar à nova realidade. Quem não se adaptou, foi ficando para trás.

Exemplos da Blockbuster, Kodak e outras grandes empresas que acabaram vendo seu modelo de negócio obsoleto à frente do digital, simplesmente, por acreditarem que o digital não iria vingar.

Do ponto de vista da empresa, manter seus colaboradores atualizados às mudanças do mercado faz com que ela esteja mais preparada para possíveis desafios.

Conclusão

Tenha em mente a ideia de sempre estar aprendendo.

Mostre numa entrevista de emprego que você quer aprender com uma nova empresa e os desafios que esta vier te proporcionar.

Hoje, para quem quiser continuar crescendo na carreira, o lifelong learning pode ser uma prática muito útil para você conquistar seus objetivos pessoais e profissionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *