Categorias
Processos Seletivos

Em quais etapas de uma entrevista de emprego você deve ficar esperto?

As etapas de entrevista de emprego, geralmente, são quase sempre as mesmas. Mas o candidato deve estar atento ao processo seletivo como um todo. Saber quais são essas etapas chaves e como se comportar nelas de antemão, vão te ajudar a ficar mais tranquilo e preparado.

Muita gente pensa que o processo seletivo consiste, somente, nas entrevistas com o recrutador e gestores.

Pelo o contrário, o processo seletivo de recrutamento e seleção por parte de uma empresa, começa logo quando você encaminha seu currículo ou LinkedIn para eles.

Nesse artigo iremos abordar sobre as principais etapas e dar algumas dicas que podem te ajudar a se sair melhor nos próximos processos que você participar.

  1. Triagem
  2. O primeiro contato
  3. Entrevistas
    1. Bate papo com recrutador/gestor/equipe
    2. Testes
    3. Dinâmicas de grupo
  4. Feedbacks
  5. Apresentação da proposta
As etapas de uma entrevista de emprego

1. Triagem

A primeira etapa consiste na triagem dos currículos. Aqui temos dois caminhos: o primeiro feita pelos algortimos de um software. O segundo feito por um(a) recrutador(a). 

A triagem, geralmente, é feita pelos ATS (Applicant Tracking System ou Sistema de Rastreamento de Candidatos), que são os sistemas que a maioria das empresas possuem para fazer esse primeiro filtro.

A tecnologia vem muito para ajudar a área de Recrutamento & Seleção (R&S), dando agilidade para as atividades manuais e velocidade para o processo como um todo. 

Onde se ganhou muita rapidez, dando tempo para outras atividades diárias, perdeu-se também no contato humano e num feedback personalizado. Diariamente lemos diversas reclamações nas redes sociais acerca desses tópicos. 

Posteriormente entra o papel do recrutador para analisar os currículos pré selecionados pelo ATS. 

O segundo caminho é a triagem manual, feita por um recrutador, igual fazemos aqui na Glock Consulting.

Como ainda temos um volume que conseguimos conduzir manualmente, preferimos seguir dessa forma do que depender de um robô. 

De fato, com base nas nossas conversas com nossos clientes, recrutadores,  headhunters parceiros e nossa expertise de mercado, hoje ainda não existe uma ferramenta que englobe todos os gaps do mercado de R&S. 

*Dica para você, candidato!*

Antes de nada, em ambos os casos, você, candidato, deve verificar se essa vaga e a empresa tem fit com seus valores e seu momento de carreira. 

O que você está em busca para sua carreira profissional neste momento?

Nós sempre incentivamos as pessoas a se candidatarem de forma qualitativa ao invés de quantitativa.

Dessa maneira, busque as vagas que você, realmente, possui perfil. Nós sugerimos não se candidatar em várias vagas. Isso porque você pode ficar frustrado com a falta de retorno para vagas que não fazem nenhum sentido para você. 

Além disso, o candidato deve-se atentar às palavras chaves dessa vaga. 

Será que algumas palavras chaves que estão no job description, se encontram também no seu currículo? 

Tanto o ATS como o recrutador, irão buscar palavras chaves que são importantes para essa vaga, como alguma hard ou soft skill específica. 

Então uma dica pra você que está se candidatando em vagas novas, é você adaptar seu currículo ou LinkedIn para cada vaga.

Leia o job description e identifique quais são as palavras chaves, com o intuito de você aumentar sua chance do algoritmo não te eliminar nessa etapa.

2. O primeiro contato

O 1º contato com o recrutador é a segunda etapa de uma entrevista de emprego. E não se engane: você já está sendo avaliado!

Por isso, demonstre entusiasmo e ânimo em querer essa vaga! Lembre-se que a primeira impressão é a que fica.

Muitas vezes, você não possui todas as informações na descrição da vaga. A fim de te ajudar, caso você se encontre numa situação dessas, nós separamos de 4 a 5 perguntas para se fazer nesse 1º contato.

  1. Quantas etapas terá o processo seletivo?
  2. Qual a previsão da empresa para contratação
  3. Quando será o próximo contato com o recrutador?
  4. Qual é o valor da remuneração para o cargo?
  5. Se a empresa não abrir o valor, pergunte: qual é o range salarial da vaga?

Quanto mais cedo você saber dessas informações, mais tranquilo será para você se planejar para o processo seletivo.

Dessa forma, você conseguirá se preparar melhor para as próximas etapas e decidirá se você vai entrar com tudo nesse processo seletivo ou se irá avaliar que não vale a pena participar dele.

3. Entrevistas

Agora chegou o momento de iniciar as entrevistas com as empresas! É hora de você dar tudo de si e mostrar que você é a pessoa certa para essa vaga.

3.1. Bate papo com recrutador/gestor/equipe

Chegou a hora da sua primeira entrevista!

Ela pode ser com o recrutador, com o seu futuro gestor ou até mesmo com a sua futura equipe de trabalho. 

Geralmente o papo com o recrutador será uma avaliação mais pautada nas suas soft skills e com seu futuro gestor e equipe sobre suas hard skills.

O que você deve ter em mente é que a preparação é peça chave para sair bem de uma entrevista, independentemente de com quem você irá conversar.

Em primeiro lugar, estude sobre a empresa e quem irá te entrevistar.

Pesquise sobre a empresas nas redes sociais, site, glassdoor e procure notícias sobre ela e o mercado de atuação.

Sobre o entrevistador, busque informações no LinkedIn. Suas experiências profissionais, formação e tudo mais que possa te ajudar nesse primeiro bate papo.

*Hora de se "vender"*

Um momento importante na etapa de entrevista de emprego é quando, geralmente, o gestor te pergunta sobre seus projetos e cases de sucesso que você tenha participado. Isso tem como objetivo te ajudar a “se vender”. 

Por isso, nós separamos um roteiro com 6 perguntas que você deve se lembrar de responder sobre os seus cases na sua próxima entrevista. 

  1. Qual foi o case?
  2. Quando que aconteceu esse case?
  3. Qual foi seu papel nele?
  4. Quais os indicadores utilizados para medir tal sucesso?
  5. Quanto tempo durou?
  6. Qual foi o resultado deixado para a empresa?

Logo depois ao final da entrevista, utilize o tempo restante para fazer perguntas. Entenda se essa vaga é nova ou de substituição. Por que disso?

Se for uma vaga de substituição, entenda qual foi o motivo do desligamento do outro colaborador. Se for uma vaga nova, entenda o motivo dela ter sido aberta. 

Além disso, peça ao entrevistador um feedback sobre como foi o bate papo. Se ele gostou e se o seu perfil continua alinhado com o perfil da vaga.

E, por fim, e na minha opinião, o mais importante é sair da entrevista sabendo todos os próximos passos do processo seletivo.

Confirme quantas etapas ainda restam, qual é a expectativa de contratação por parte da empresa e quando será o próximo contato.

Isso vai ajudar você a manter suas expectativas alinhadas com a da empresa, evitando maiores frustrações.

Se você quiser, pode ir além e perguntar caso não haja contato, se você pode entrar em contato com eles. 

*Ao fim da entrevista*

Logo depois ao final da entrevista, utilize o tempo restante para fazer perguntas. Entenda se essa vaga é nova ou de substituição. Por que disso?

Se for uma vaga de substituição, entenda qual foi o motivo do desligamento do outro colaborador. Se for uma vaga nova, entenda o motivo dela ter sido aberta. 

Além disso, peça ao entrevistador um feedback sobre como foi o bate papo. Se ele gostou e se o seu perfil continua alinhado com o perfil da vaga.

E, por fim, e na minha opinião, o mais importante é sair da entrevista sabendo todos os próximos passos do processo seletivo.

Confirme quantas etapas ainda restam, qual é a expectativa de contratação por parte da empresa e quando será o próximo contato.

Isso vai ajudar você a manter suas expectativas alinhadas com a da empresa, evitando maiores frustrações.

Se você quiser, pode ir além e perguntar caso não haja contato, se você pode entrar em contato com eles. 

*Dica para entrevista em inglês*

Uma dica para quem pode enfrentar uma entrevista em inglês e você se sente inseguro.

O google disponibilizou uma ferramenta gratuita, chamada interview warmup, onde você pode simular uma entrevista, conversando com a própria máquina e ela te avaliando.

Lembre-se: entrevista é treino! E nem sempre o melhor candidato que passa e sim o que melhor aproveita aquele momento.
Foto de Pedro Glock, CEO da Glock Consulting, consultoria de R&S
Pedro Glock
CEO & Fundador da Glock Consulting

3.2. Testes

Conforme dados levantados pela Revelo, o excesso de provas e testes afastam as pessoas interessadas nas vagas. Mas hoje ainda é costumeiro vermos muitos testes sendo aplicados durante o processo seletivo, principalmente nas plataformas de emprego.

Testes de inglês, português, lógica e até mesmo os práticos para verificar se você tem alguma hard skill específica.

Como você já sabe quais são as etapas que você passará, desde o 1º contato com a empresa, você consegue se preparar melhor para esses testes.

3.3. Dinâmicas de Grupo

Agora vamos falar de uma das etapas da entrevista de emprego mais conhecidas. As famosas dinâmicas de grupo. 

Hoje em dia, as dinâmicas são mais costumeiras para processos seletivos de estagiários e trainees, onde existem uma grande quantidade de pessoas concorrendo para poucas vagas.

Vamos voltar um passo atrás e comentar, de novo, a importância do 1º contato.

Ter a ciência de como será o processo seletivo, fará com que você esteja preparado para esta específica etapa da entrevista de emprego.

Uma coisa que você deve ter em mente é que todos estão lutando pela mesma coisa. Uma vaga dentro da empresa. Então, a dinâmica de grupo, nunca deixará de ser uma competição.

Por isso, seja participativo e se relacione com as outras pessoas. Não tenha medo de ser participativo e se posicionar durante essa fase.

Os recrutadores estarão avaliando, mais do que certo ou errado, mas também o seu raciocínio para defender sua opinião.  

Dessa forma, você aumenta as suas chances de estar entre os candidatos que podem passar para a próxima etapa.

4. Feedbacks

Essa etapa é a principal reclamação dos candidatos que participam de processos seletivos: não receber o retorno de uma entrevista. Em alguns casos, você até recebe um email mas é aquele com um texto padrão. 

O principal ponto dessa etapa não é somente a questão de receber ou não o retorno. Mas sim, o que você vai fazer com este. Como você pode aproveitar de um feedback negativo?

Aqui existe um outro problema, por parte das empresas, que dão um feedback mas não explicam o porquê.

Então, se o recrutador te deu um feedback, questione e busque saber o porquê que você não passou para a próxima etapa da entrevista de emprego.

Foi alguma skill comportamental ou técnica? Use o feedback negativo como combustível para se capacitar mais, através de cursos, leitura e etc.

Utilize isso à seu favor para aprimorar suas habilidades e esteja mais confiante nos próximos processos seletivos que você participar.

5. Apresentação da proposta

Agora é o momento tão esperado! Você passou por todas as etapas de entrevista de emprego e a empresa te contactou para te falar que você foi aprovado!!

Chegou a hora de definir os últimos detalhes junto à proposta. Atente-se a todos os pontos que a empresa colocou na sua proposta.

Se você tiver alinhado isso desde o início com a empresa, deixando bem claro suas condições, não tem porquê a empresa não trazer isso na proposta.

Teve alguma dúvida? Levante a mão e contacte o recrutador imediatamente.

Não formalize nada sem você ter 100% de convicção daquilo que você está lendo na proposta. Estamos falando de benefícios, salário, forma e regime de trabalho, data de início e etc. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *