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Como anunciar vaga de emprego: o que não pode faltar no seu descritivo?

O como anunciar vaga de emprego deveria ser algo essencial para um time de R&S antes de divulgar uma vaga. Nesse artigo, demos a nossa visão de como anunciar vaga de emprego e quais informações não podem faltar, independentemente da vaga.

Para termos candidatos qualificados, precisamos ter um anúncio de vaga de emprego de qualidade também. 

Fornecer todas as informações necessárias para quem estiver lendo.

Tudo começa no primeiro alinhamento da equipe de recrutamento e seleção interno ou a consultoria de R&S com o gestor da vaga. Passando por todos os critérios da vaga até o perfil que esse futuro profissional deverá ter.

No caso da consultoria, nosso papel não é somente ouvir e sim usar nossa expertise para deixar a vaga mais assertiva possível, de acordo com o que a empresa procura e o que o mercado está oferecendo (chamado de papel consultivo).

Um ponto importante que a empresa deve se atentar, é a relação da consultoria, que está conduzindo o processo seletivo, com os candidatos.

Quando os profissionais se candidatam para uma vaga, naturalmente isso gera uma expectativa neles.

O papel da consultoria é alinhar essas expectativas através de feedbacks (mais que) constantes, trazendo uma maior transparência. 

Aqui na Glock Consulting, o nosso painel de vagas possui todas as informações abaixo, que consideramos essenciais na hora de anunciar uma vaga de emprego, tanto do lado da empresa como do candidato.

Mulher vendo um anuncio de vaga de emprego e se candidatando

Coloque o nome do cargo corretamente

Isso é a primeira coisa que o candidato vê num anúncio de vaga de emprego. 

Então não adianta colocar uma vaga de Gerente, pagando um salário de Analista Pleno (a gente encontra esse cenário mais do que você pensa!).

Isso acontece muitas vezes porque a empresa não tem o conhecimento de quanto esse profissional vale no mercado de hoje.

Aqui que o papel consultivo de uma consultoria de R&S entra em ação! 

Recomendando uma mudança no nome do cargo do anúncio, fará com que tenhamos uma maior assertividade na prospecção passiva dos candidatos.

Prospecção passiva: quando os candidatos, por si só, encontram a nossa vaga nas plataformas de vagas.

Mas vale lembrar que a decisão final é sempre da empresa.

 

Qual é o regime de contratação?

De acordo com uma pesquisa feita pela Revelo, empresa de tecnologia de Recursos Humanos, mostra que no início de Março/20, houve um aumento de 27% entre os candidatos que buscavam vagas no modelo de contratação PJ (Pessoa Jurídica).

Do lado das empresas, também houve um aumento de 36% de novas oportunidades para contratação nesse regime. 

Já abordamos candidatos que não toparam seguir com a vaga porque o regime era CLT e não PJ.

Então essa informação precisa estar clara no anúncio da vaga de emprego, já que é um fator importante e decisivo para o candidato. 

Por curiosidade, você sabia que existem 3 tipos de regime PJ? Clique aqui para saber mais sobre eles e o que os difere.

Qual será a forma de trabalho?

Com a pandemia, o crescimento do trabalho home office foi exponencial!

De acordo com a pesquisa feita pelo Workana, em 2020, 96,7% dos entrevistados disseram que a forma de trabalho home office será um diferencial na hora de escolher a empresa para trabalhar. Além disso:

-> 94,2% dos profissionais carteira assinada gostariam de continuar trabalhando remotamente;
-> 84,2% dos gestores pensam em promover o home office visando um equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal.

Então, o home office vem forte, mesmo num mundo pós-pandemia.

Hoje, muitos dos nossos clientes aderiram a forma de trabalho híbrida, onde o profissional mescla o home office com o presencial. Mas esse é o fator decisivo para o candidato e que a empresa precisa definir logo de cara num anúncio de vaga de emprego.

Onde vou trabalhar?

Imagine: você está participando de um processo seletivo e só na entrevista final fica sabendo que a empresa fica longe de onde você mora? 

Com a forma de trabalho híbrida, essa informação se tornou mais do que necessária hoje em dia. 

Em alguns casos, a localização da empresa pode ser de difícil acesso para o candidato. Isso pode acabar dificultando o aceite da proposta por parte do candidato.

Então deixar essa informação clara, desde o começo, faz com que as expectativas do candidato estejam na mesma página que a empresa.

Empresa confidencial ou não?

A maioria das divulgações das vagas dos clientes da Glock Consulting são feitas de forma confidencial, por exigência da própria empresa.

Isso é uma prática muito utilizada pelas consultorias de R&S do mercado. 

Você já deve ter visto vagas no LinkedIn, por exemplo, onde o nome da empresa estava como confidencial, né?? Eu vou te dar 4 possíveis motivos do porquê isso acontece:

1. Concorrência – às vezes, a posição é muito estratégica e a empresa não quer que seu concorrente saiba sobre a busca de um novo profissional;
2. Substituição no time – quando uma companhia está buscando um(a) candidato(a) para substituir um atual colaborador;
3. Empresas S.A. (capital aberto) – costumam utilizar dessa técnica para realizar mudanças organizacionais sem criar ruídos para os acionistas;
4. E, em alguns casos, algumas empresas não possuem um processo de R&S muito bem estruturado. 

Vale ressaltar que nós abrimos o nome da empresa e demais informações após a primeira triagem feita pelo nossa equipe de R&S. Esse primeiro contato geralmente é feito via telefone ou online.

Quais os pré requisitos imprescindíveis e quais os desejáveis?

Essa é a parte do descritivo que todos vão direto ler. Não à toa, aqui eles terão uma boa noção se a vaga vale a pena se candidatar ou não. Por isso, seja direto e bem claro.

Os pré requisitos e responsabilidades andam de mãos dadas com o nome do cargo. As atividades diárias precisam estar alinhadas com o cargo que esse profissional exercerá na sua nova empresa. 

Não tente colocar milhões de atividades que não fazem sentido para essa vaga.

Converse previamente com o gestor da vaga (viu, como é importante o alinhamento inicial?) sobre os pré requisitos desejáveis. Se o candidato não tiver algum deles, ele será eliminado do processo?

Se sim, então ele não é um pré-requisito desejável e sim imprescindível, concorda?

Ah e não vale exigir +5 anos de experiência para um estagiário hein?!

Como faço para me candidatar?

Solicite somente o que for realmente necessário para esse primeiro contato com o candidato. Não coloque um formulário com milhões de perguntas para o candidato.

Quando você recebe um formulário de pesquisa com várias perguntas, isso não te dá preguiça de preenchê-lo? Então, isso também vale para candidaturas a vagas de emprego. 

Se a candidatura for para encaminhar um email, deixe isso claro na postagem para que não haja dúvidas na hora do envio. 

Ainda com dúvida?

A Vagas.com (for business) acabou de lançar uma biblioteca de modelos de descrição de cargos gratuita para as empresas que ainda tem dúvidas de como anunciar vaga de emprego.

Nele você vai encontrar centenas de descrições para as mais variadas áreas e cargos, reduzindo o seu trabalho operacional. 

Conclusão

A divulgação de uma vaga de emprego parece simples, mas muitas empresas ignoram o fato que um bom anúncio pode atrair um volume maior de candidatos.

As empresas e suas equipes de R&S deveriam se atentar a isso antes de abrir um processo seletivo. 

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