A recolocação profissional é algo que exige muita determinação e foco para a pessoa. Com isso, nós separamos 5 dicas para te ajudar a conseguir, o mais rápido possível, se inserir novamente no mercado.
A recolocação profissional é aquele momento temporário onde a pessoa está na busca de uma nova oportunidade dentro da sua carreira.
Geralmente esse processo pode acontecer de duas formas: onde o colaborador conduz todo o processo sozinho ou ele solicita ajuda para alguma empresa especializada.
Nesse mini artigo, nós decidimos auxiliar vocês, com um tipo de roteiro da recolocação de mercado. Quais são os pontos imprescindíveis que você deve ter mente e as tarefas que você deve fazer, nesse período díficil da sua carreira?
1. Defina seu objetivo
Qual seu objetivo de carreira hoje?
Reflita tudo que você já passou, seus aprendizados e busque entender em qual momento você se encontra.
Você está buscando uma vaga de analista ou já um cargo de liderança? Qual a sua experiência na área? Muita? Pouca?
“Se você não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve.”
Tenha um norte para que você consiga focar no que você realmente quer. Não fique enviando seu currículo em massa e para diversas áreas.
Faça uma busca qualitativa por novas oportunidades, filtrando os pré-requisitos necessários, focando na área onde você tenha mais aderência ao seu perfil e experiência profissional.
2. Atualize seu currículo
Agora que você definiu seu objetivo, seu norte, está na hora de atualizar seu currículo e deixá-lo mais atrativo aos olhos dos recrutadores.
Se você utiliza o currículo em PDF, coloque todas as suas experiências profissionais, atividades desempenhadas e cases de sucesso que participou. Não esqueça de escrever também o impacto desse case dentro da empresa.
Agora falando de LinkedIn, é importante você preencher todas as seções do seu perfil. Desde a foto de capa até suas realizações.
Hoje no Brasil, o LinkedIn possui mais de 50 milhões de usuários. Num mundo tão digital, quando falamos de rede profissional, nós lembramos do LinkedIn. Então ter uma presença nessa rede social é de grande valia.
Se você tiver dúvidas em como preencher cada seções e qual foto você deve colocar no seu perfil, nós escrevemos um artigo com 17 LinkedIn dicas para você ter um perfil completo e mais assertivo aos seus objetivos.
Vale lembrar que no próprio LinkedIn, você consegue gerar um currículo em PDF. Só seguir os passos abaixo:
- Entre no LinkedIn
- Clique em Visualizar Perfil
- Logo abaixo da headline, clique no botão More (Mais) e em seguida Salvar em PDF.
3. Capacitação
Na minha opinião, é um dos mais importantes pilares para quem está procurando uma recolocação profissional no mercado de trabalho.
Aproveite, de acordo com sua área de atuação, cursos presenciais ou online, para você se manter atualizado ou aprender algo novo para sua carreira.
Foque na capacitação das suas soft e hard skills. Por exemplo, se você for um líder, trabalhe sua soft skill de liderança. Ou se o seu cargo exige um conhecimento técnico em uma ferramenta específica, busque cursos para aprimorar essa hard skill.
Lembre-se de colocar seus certificados no seu currículo e no LinkedIn.
Além de cursos, você também pode ler livros e assitir palestras que agreguem valor para você e sua carreira profissional.
4. Faça Networking
Numa rede social como o LinkedIn, o networking pode ser uma estratégia muito importante para quem procura uma recolocação profissional no mercado de trabalho.
Rede = Conexão / Social = Pessoas
O LinkedIn permite que você tenha até 30.000 conexões de forma gratuita. Então não deixe para cultivar novos contatos só quando você for demitido. Mantenha sempre um relacionamento com sua rede.
5. Energia e Otimismo
Você que se encontra nesse momento de recolocação profissional precisa entender que a busca por uma nova oportunidade profissional é um trabalho também.
Às vezes você se candidata para várias vagas e não vai ser chamado para entrevista. Mas se você desanimar, ficará mais difícil de você encontrar uma oportunidade.
Por isso, a importância de estar sempre se capacitando e não esquecer que entrevista é treino. Temos até um vídeo que falamos disso e de outras dicas de como se preparar para uma entrevista. E quando te chamarem você estará mais do que pronto!
Aqui embaixo tem o depoimento do Pedro, nosso CEO, quando ele se encontrava nessa situação: