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17 dicas de como deixar o LinkedIn atrativo, aos olhos de um recrutador.

O que colocar no perfil do LinkedIn? Com o intuito de deixar seu LinkedIn mais atrativo, nós escrevemos 17 dicas, para todos os campos que compõem o seu perfil. Ao final, temos algumas dicas bônus para você!

Como deixar o linkedin mais atrativo

Você já se perguntou se o seu perfil no LinkedIn está atrativo? Será que foi preenchido da forma certa (existe alguma)?

Às vezes você nem está procurando uma nova oportunidade com frequência, mas quer só dar uma olhada nas vagas do mercado.

Hoje o LinkedIn é a maior rede profissional do mundo.

Com mais de 50 milhões de brasileiros usando o LinkedIn, em 2020, o Brasil está em quarto lugar em número de usuários cadastrados na plataforma.

De acordo com o Linkedin, cerca de 30 milhões de empresas usam a rede, por isso tem se tornado cada vez mais atrativa para quem busca novas parcerias e oportunidades de emprego.

Por isso, vamos dar 17 dicas de como deixar seu LinkedIn mais atrativo.

Dessa maneira, vamos falar desde as fotos do seu perfil, a melhor forma de preencher os campos sobre a sua história, as suas experiências, qualificações, como “pedir” Recomendações e como ficar visível para os recrutadores, sem que o seu gestor saiba.

Qual foto de perfil e capa colocar?

Começamos pelo começo.

A sua foto de perfil do LinkedIn deve destacar, você, claro! Priorize um fundo branco e ela pode ser somente do rosto ou da cintura pra cima. 

Evite muitos acessórios que podem ser uma distração. Vista uma roupa confortável! Você não necessariamente precisa vestir uma roupa social completo.

“Ahh mas eu não estou trabalhando. Que foto eu coloco?”

Busque uma foto neutra e que não remeta à sua última empresa. 

Já a foto da capa pode ser ou não um catalisador. Uma imagem que remeta aos tipos de empresa ou cargo de atuação que queira praticar, podem chamar a atenção à primeira vista do recrutador.

Você pode utilizar bancos de imagem gratuitos, como Pixabay, Pexels, Freepik e até o Pinterest para encontrar novas ideias.

Mas caso não esteja confortável em colocar uma, pode deixar sem nenhuma mesmo.

O que escrever na headline do seu LinkedIn?

A utilização das palavras chaves, com base na sua área de atuação e função que desempenha (ou quer desempenhar) é essencial nessa parte.

Nossa recomendação é você dar destaque para seu último ou atual cargo | áreas de atuação | sub áreas ou informações referente a área de atuação.

Por exemplo:

Back End Developer | Tech | Python | Java | C#

De fato, os recrutadores buscam por elas quando estão buscando candidatos.

Se estiver buscando o seu primeiro emprego, vocè pode usar as palavras chaves “Nova oportunidade” ou “Novas experiências”, incluindo no inicio da frase | área de atuação (ou que quer atuar).

Como colocar o open to work no seu perfil?

Clicando no seu perfil, vai ter um botão abaixo da sua foto com opção “abrir“. Nessa opção, você pode escolher a opção “encontrar um novo emprego“, onde você deixa seu perfil aberto com o intuito de aumentar as chances de ser visto por recrutadores de mercado.

Após isso, você pode escolher cargos target, modelo de trabalho (presencial, híbrido ou remoto), localização e tipo de trabalho.

Desse modo, quando eles fizerem uma busca no LinkedIn o seu perfil irá aparecer de uma forma mais assertiva.

O que escrever no seu resumo?

Os recrutadores sempre estão de olho nessa área para conhecer melhor um possível candidato e seu fit com a vaga. Por isso, você pode causar uma boa primeira impressão, dependendo do que você relata na sessão do resumo.

Para te guiar sobre o que escrever no seu LinkedIn, nós separamos 5 perguntas para você chamar a atenção dos próximos recrutadores que visitarem o seu perfil.

1. Qual é o seu objetivo?
2. O que você faz?
3. Onde você atuou?
4. Suas realizações
5. Suas soft e hard skills

Responda à essas perguntas e conte a sua história de uma maneira empática e atrativa, com a finalidade das pessoas lerem seu perfil e tenham vontade de conversar contigo e te conhecer melhor.

Utilize do storytelling. É sempre importante trazer como narrativa de forma objetiva, porém com bastante, conteúdo!

Use também de palavras chaves estratégicas com base na sua área de atuação. Dessa forma, o algoritmo do LinkedIn poderá ser mais assertivo na busca feita pelos recrutadores de plantão.

Feature

Em suma, nessa seção, muitos profissionais colocam seus portfólios e projetos que já participaram e quais os benefícios que este trouxe para a empresa.

É uma excelente opção para designers que possuem um vasto portfólio em outras plataformas.

O que escrever nas experiências profissionais do seu LinkedIn?

Na nossa opinião, algumas informações não podem faltar quando falamos das suas experiências profissionais:

  • Nomenclatura do cargo
  • Nome da Empresa
  • Mês e ano de entrada
  • Mês e ano da saída (no caso de não estar mais trabalhando lá)
  • Descrição das atividades
  • Cases de sucesso (projetos e/ou iniciativas e seus resultados).

Nas descrições das atividades, escreva aquelas que você se sente confortável em desempenhar e explicá-las. 

Já nos cases de sucesso, pode também colocar premiações que ganhou ou projetos que você esteve envolvido e o impacto naquela empresa.

Deixamos um exemplo aqui para você se guiar:

Gerente de Operações

Nome da Empresa: Startup XPTO

Mês e ano de entrada: Mar/2020

Mês e ano da saída: Dez/2022

Descrição das atividades:

  • Gerenciamento da equipe de operações, considerando gestão, feedback, contratações, desligamentos, promoções e méritos.
  • Responsável pelo resultado da BU, forecast e orçamento.
  • Gerenciamento de indicadores, kpi’s e oportunidades de melhoria.
  • Planejamento estratégico da área e desmembramento de atividades para as lideranças responsáveis.

Case de Sucesso: Melhor Regional Jan/2022

Como funciona: Premiação mensal disputada pelas 10 regionais da empresa

Indicadores utilizados: Faturamento, NPS, SKU’s e clientes atendidos

Responsabilidade: Liderei o projeto de ponta a ponta com uma equipe formada por 4 diretos e 38 indiretos

Resultado: 70% de clientes recorrentes para o mês de Fevereiro

Educação e Certificações

Na parte de educação sempre importante citar a data de entrada e a de saída, nome da universidade (com logo de preferência), nome do curso.

No descritivo detalhe o nível, se foram uma graduação, bacharelado, MBA e etc.

Nas certificações vale a pena colocar as principais certificações referentes à área que você atua ou quer atuar.

Não se esqueça de anexar os certificados!

Skills & Endorsments

Em Skills & Endorsments, trata-se das hard e soft skills.

Em primeiro lugar, as hard skills são as habilidades técnicas que você possui, como conhecimento em alguma ferramenta específica. Já as soft, são referentes às habilidades interpessoais, como comunicação.

Você pode pedir recomendações para seus colegas de trabalho ou que estudaram contigo.

Como recomendar alguém no LinkedIn?

As recomendações de outros profissionais pode trazer mais valor e credibilidade para o seu perfil no LinkedIn. Na nossa visão, não existe momento certo para se pedir uma recomendação. Mas é importante você já ter em mente de quem você irá pedir.

Você pode pedir uma recomendação dos seus líderes diretos ou dos seus colegas de trabalho.

Converse com os profissionais que você conheça e veja se eles se sentem confortáveis em te recomendar no LinkedIn. O canal você escolhe: email, mensagem no LinkedIn ou até mesmo pelo whatsapp, dependendo do nível de intimidade que você tem com essa pessoa.

Seja transparente no que você quer e o resultado será positivo.

No momento que receber a recomendação, não se esqueça de validar o texto. Você não quer ter uma no seu perfil com um erro de português né?

Realizações

Na última parte do perfil do LinkedIn, coloque participações de eventos, projetos e trabalhos voluntários, com objetivo de mostrar sua pró atividade, envolvimento com a sociedade e, assim, impulsionar mais o seu perfil.

Além disso, você pode colocar os níveis dos seus idiomas.

Vale lembrar que se você colocar que o seu nível de um idioma específico for básico ou intermediário, o recrutador entenderá que você conhece o idioma, mas não se sente confortável para se comunicar.

Agora se o nível for avançado, fluente ou nativo, o recrutador entenderá que você consegue se comunicar bem naquele idioma.

***LinkedIn dicas bônus!***

Abordamos todas as seções do seu LinkedIn para que você tenha um perfil mais atrativo, caso você esteja procurando uma nova oportunidade, para os recrutadores.

Existem algumas outras LinkedIn dicas importantes que você também deve seguir para destacar ainda mais o seu perfil.

Existe uma ferramenta gratuita do próprio LinkedIn que mostra como está a performance do seu perfil e quais são seus pontos fortes e fracos.

Produção de conteúdo

Produção de conteúdos escritos sempre é algo bem visto pelos recrutadores.

Todos os elementos, como a narrativa e o nível de profundidade do conteúdo, pode te ajudar a se destacar dentre os milhões de usuários.

Networking

Alás, não se esqueça que o LinkedIn é também uma rede social.

Rede = Conexão / Social = Pessoas

Conecte-se e faça networking. Adicione empresas e pessoas as quais você gostaria de um dia trabalhar e admira, respectivamente, e mande uma mensagem para eles. Sempre demonstre interesse!

Nós temos um template de mensagem de como se apresentar para alguém dentro da empresa, que você sonha entrar, antes de uma entrevista. Mande-a logo depois que o seu convite for aceito.

Aliás, um hack é visitar o perfil do entrevistador antes da sua entrevista.

Saiba sobre seus trabalhos anteriores, formação e projetos que participou. Dessa forma, você “quebra o gelo” no momento inicial da sua conversa com ele.

Seja ativo no LinkedIn!

Faça conexões e veja diariamente quais oportunidades realmente fazem sentido para você se inscrever, de acordo com o job description

Não fique disparando seu currículo para todas as vagas que você encontrar. Foque naquelas que realmente você quer e irá investir seu tempo em consegui-la.

Na Glock Consulting, nós temos bastante vagas abertas para startups e empresas incríveis!

Queremos ajudar você a encontrar a vaga que você tanto sonha!

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